domingo, 21 de fevereiro de 2010

Fortalecimento por meio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A realização da X Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), em Fortaleza, nos próximos dias 22, 23 e 24, é com certeza um marco histórico para o Estado do Ceará. Primeiro, por dar seguimento ao V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa (VEENLP), realizado em setembro do ano passado, e ao II Encontro de Portos da CPLP, em novembro também de 2009. Depois, por reforçar o que sempre consideramos relevante nesta questão: a localização geográfica vantajosa do Ceará em relação a Portugal e aos países africanos de Língua Portuguesa é estratégica e pode ser o início de uma tradição de eventos ligados à CPLP e uma abertura ao mundo lusófona.

No momento atual, de pleno desenvolvimento econômico dos países da CPLP, especialmente no Brasil e na Angola, o estreitamento de laços empresariais, políticos e culturais no espaço de 250 milhões de pessoas que falam a mesma língua, o português, este tipo de iniciativa representa num imenso potencial de crescimento para os empresários dos nossos países e um incremento de trocas comerciais que poderão criar muitos postos de trabalho.

O relacionamento entre Brasil e Portugal, por exemplo, rendeu bons frutos para ambas economias. Informações disponibilizadas pelo Banco Central brasileiro ilustram muito bem este axioma: foram US$ 310 milhões em 2009, contra os US$ 65 milhões investidos no ano anterior. Portugal tornou-se, assim, o sétimo maior destino dos investimentos brasileiros em todo o mundo, o que representa 4% do capital.

Continuando, a maior mobilidade para profissionais destes países pela facilitação de vistos de entrada e trabalho, constituição de empresas e acordos comerciais e tarifários também devem fomentar os negócios. As Câmaras de Comércio Portugal-Brasil bem como o Conselho das Câmaras são aliados importantes nesse processo de crescimento.

No âmbito das seguranças sociais, a possibilidade de melhorar os acordos atuais interpaíses para os cidadãos que exerçam atividades profissionais no espaço da CPLP, permitindo o acesso a aposentadorias sem penalização, bem como uma política de vistos de trabalho recíproco, por exemplo, são passos importantes para atingir os objetivos de minorar o impacto da crise econômica no mercado de trabalho. Temas importantes de serem discutidos e que serão abordados pelos ministros do Trabalho durante a conferência.

As Câmaras de Comércio Brasil-Portugal e, agora, também de Cabo Verde e de Angola no Ceará assumem uma posição que fortalece a teoria de que o desenvolvimento econômico gera riqueza e emprego e que o potencial da CPLP está ainda na sua infância, principalmente no que diz respeito às trocas comerciais e tem, se houver vontade e comprometimento político, um imenso potencial de crescimento.

Fonte: Jornal O Povo
JORGE CHASKELMANN
Presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário